sexta-feira, 6 de março de 2009

Unidade 8 - Campo e Potencial Elétrico

Campo Elétrico




Uma centelha elétrica salta entre as duas esferas eletrizadas quando o campo elétrico entre elas é tão intenso que faz o ar tornar - se um condutor de eletricidade.


Dizemos que em um ponto do espaço existe um campo elétrico quando uma carga
q, colocada neste ponto, for solicitada por uma força de origem elétrica.



Coisas importantes sobre o campo elétrico:


  • Em um ponto não depende da presença da carga de prova naquele ponto. Assim, existe um campo elétrico em cada um dos pontos P2, P3, P4 E P5 da figura embora não haja carga de prova em nenhum deles.

  • Quando colocamos uma carga de prova em um ponto, queremos apenas verificar se atua, ou não, uma força elétrica sobre ela, o que nos permite concluir se existe, ou não, um campo elétrico naquele ponto.


  • Consideramos que a força elétrica que atua sobre q é devida à ação do campo elétrico e não à ação direta de Q sobre q.

  • O conceito de campo não é restrito apenas ao estudo dos fenômenos elétricos. Assim, dizemos que em torno da Terra, (ou em qualquer outro campo material) existe um campo gravitacional, pois uma massa m, colocada em qualquer ponto do espaço em torno da Terra, fica submetida à ação de uma força exercida por ela.

De um modo geral, sempre que a cada ponto de uma certa região corresponder a um valor de uma dada grandeza, dizemos que, naquela região, existe um campo associado àquela grandeza. Este campo poderá ser um campo escalar (como o campo de temperaturas) ou um campo vetorial (como o campo elétrico e o campo gravitacional).


O vetor Campo Elétrico


O campo elétrico pode ser representado, em cada ponto do espaço, por um vetor, usualmente simbolizado por e que se denomina vetor campo elétrico. As características desse vetor são seu módulo, sua direção e seu sentido.


Sendo F o módulo da força elétrica que atua em uma carga de prova q, colocada em um ponto do espaço, o vetor campo elétrico neste ponto tem uma intensidade obtida pela relação


E = F/q


A direção e o sentido do vetor são dados pela direção e sentido da força que atua na carga de prova positiva colocada no ponto.


8 comentários:

  1. Num fiz ainda boboca.. hauahauahauahauahuahua

    ResponderExcluir
  2. Que chatooo.. mas há controvérsias.. hauahauahauahauahau

    ResponderExcluir
  3. Olá meninas!
    Passei aqui pra dar uma olhada, tá muito bonito.
    Gostei do post, ele vai ficar melhor ainda se tiver o jeito do título, mais pessoal.

    Beijos,
    Mário

    ResponderExcluir
  4. Esse coments q levou - me a minha revolta.. hauahauahauahuahauahaua.. num entendi ateh agora.. hauahauahaaahuahaa.. by: THA

    ResponderExcluir
  5. Calma,calma...sem revoltas vamos com calma =p
    Tha,a gente entende que seu raciocínio é meio lento...hsuahusaushuahsuhu By Jéss =D

    ResponderExcluir
  6. Nhaaaaa.. nem eh taaah.. o Mario que eh mtu malz cmg.. hauahauahauahua By: ThA

    ResponderExcluir