segunda-feira, 1 de junho de 2009

Campos... de Física

Booom.. nd melhor procurar a tarde inteira sobre um tema para postar sabendo o nome do tema mas sem saber ao certo do que se trata.. portanto.. eh isso.. se tiver errado vc me explik e me perdoa neeeh Mário?? haahauahauahauahuahua.. vamos por etapas.. vamos ver se entendi..

Um campo é uma grandeza física associada ao espaço onde o valor mensurável da sua intensidade se designa intensidade do campo e define-se classicamente como a força por unidade de carga. Com esta definição o campo representa o módulo da força que atua sobre a unidade de carga em cada ponto do espaço. Isto pode visualizar-se, no caso dos campos vetoriais, por meio de linhas de campo (linhas de força), que, no caso das cargas elétricas ou magnéticas divergem, se são do mesmo sinal, ou convergem, se são de sinais diferentes. No princípio considerou-se os campos unicamente como um meio matemático auxiliar, enquanto grandezas como a massa e a carga das partículas se consideravam verdadeiramente físicas. Supunha-se que as forças entre as partículas mudavam imediatamente ao produzir-se uma variação da sua posição.


Um exemplo de campo que achei é.. campo elétrico... Dê uma olhada..

Os efeitos elétricos que ocorrem nas proximidades de cargas elétricas são associados à existência de um campo elétrico no local, este interage com a carga de prova.Um exemplo típico é a interação do cabelo de uma pessoa com a tela de uma televisão convencional, pois as cargas elétricas da televisão interagem com os cabelos deixando-os eriçados.É importante perceber que um campo elétrico só pode ser detectado a partir da interação do mesmo com uma carga de prova, se não existir interação com a carga significa que o campo não existe naquele local.

Campo elétrico é um vetor. Quando o campo elétrico é criado em uma carga positiva ele, por convenção, terá um sentido de afastamento.Quando o campo elétrico é criado em uma carga negativa ele, por convenção, terá um sentido de aproximação.Que fique claro que o sentido do campo elétrico depende exclusivamente do sinal da carga elétrica.

E por aí vaaaaai... boooom.. espero que seje isso.. existe muitos outros tipos de campo na Física... maaaas olha.. acho que tá bom né?? tah td bm explicadinho.. eu consegui entender.. (por isso espero que esteje certo.. senaaaum pra entender td de novo..) hauahauahauahauahauahaua

Bjus Mário... bjus pessoal.. bye!!.... Thaís...



Por Jéss....

Seguindo o tema que nos foi dado...Campos....(muito difícil...xD) pude conferir que existem algumas diferentes "formas " de campos.Como por exemplo os Campos Magnéticos; os Campos Elétricos; Campo Gravitacional.Vamos comentar sobre alguns desse campos:

CAMPO MAGNÉTICO

Um campo magnético é o campo produzido por um imã ou por cargas elétricas em movimento.Todo imã cria ao seu redor um campo magnético,região na qual a sua ação magnética se manifesta. Essa ação diminui à medida que a distância em relação ao imã aumenta.

O campo magnético da Terra

Para o campo magnético terrestre vamos imaginar que dentro da Terra existe um gigantesco imã, o pólo norte da Terra é o pólo sul magnético e o pólo sul é o norte magnético.A Terra,como um gigantesco imã,também têm o seu campo magético,com linhas de força que saem do pólo Norte e magético e se dirigem ao pólo Sul magético.

CAMPO ELÉTRICO
Um campo elétrico é o campo de força provocado por cargas elétricas, (elétrons, prótons ou íons) ou por um sistema de cargas. Cargas elétricas num campo elétrico estão sujeitas a uma força elétrica.
O campo elétrico é uma grandeza vetorial, portanto é representado por um vetor. O campo elétrico sempre "nasce" nas cargas positivas (vetor) e "morre" nas cargas negativas. Quando duas cargas positivas são colocadas próximas uma da outra, o campo elétrico é de afastamento, gerando uma região no meio das duas cargas isenta de campo elétrico. O mesmo ocorre para cargas negativas, com a diferença de o campo elétrico ser de aproximação. Já quando são colocadas próximas uma carga positiva e uma negativa, o campo "nasce" na primeira, e "morre" na segunda.

No cotidiano,um exemplo do "fenômemo" ocorre quando esfregamos uma caneta de plástico (material isolante) contra um pano ou o próprio cabelo. Em ambas as situações, o objeto fica electricamente carregado.
Bom esse é um pequeno resuminho sobre esse tema tão vasto e complexo ...

3 comentários:

  1. Gostei do post.
    Essas imagens de campo magnético da Terra são muito boas. Tem umas sensacionais e pouca gente utilizou.
    BEIJOS!!!

    ResponderExcluir
  2. Aeee.. isso eh bom intooom?? *.*

    ebaaa... By ThA

    ResponderExcluir